Blog News

GLucena OnLine
12
jan

O Novo Normal… Esta é uma Grande Oportunidade!

O Novo Normal… Esta é uma Grande Oportunidade!

Olá, aqui é o George Lucena.

É um prazer estar aqui com você!

Hoje, compartilho alguns pensamentos sobre uma Grande Oportunidade que esta pandemia está nos apresentando quando pensamos na forma em que trabalhamos.

Estou falando da possibilidade da maior disruptura no meio ambiente de trabalho desde a segunda guerra mundial.

É claro que a Pandemia do Corona Vírus é uma perturbação que está impactando pessoas, famílias e empresas em geral.

Mas, mesmo diante de tantas dificuldades e mudanças repentinas, estamos tendo uma oportunidade única, uma chance sem precedentes que nos permitirá re-imaginar um novo mundo, um novo ambiente de trabalho, “UM NOVO NORMAL” que com certeza será muito melhor daquele que tínhamos antes da Pandemia do Corona Vírus.

A partir deste momento, permita-se imaginar comigo este novo cenário… Vamos lá!

De agora em diante, a forma de se trabalhar deverá ser mais ágil, mais humana e principalmente mais sustentável!

Em outras palavras, se estamos falando da forma que estamos nos adaptando a esta nova forma de trabalho e de atender nossos clientes, deveremos ir muito mais além do que apenas montar um ambiente digital e tecnológico que nos permita trabalhar neste novo formato.

Não estou falando apenas do Home Office, mas sim  dos diversos empreendimentos que tiveram que se moldar a esta nova realidade de relacionamento comercial a distância.

Não temos mais a mesma facilidade do contato pessoal e presencial, a qualquer momento, como tínhamos antes da Pandemia.

Por este motivo… Este novo Modelo de Relacionamento a distância, deve ser mais empático com todos em sua volta, independente que sejam seus colaboradores, parceiros, clientes e também com o próprio meio ambiente!

Este novo modelo nos dará a oportunidade de sermos muito mais produtivos.

Mas, como iremos trabalhar de casa e atingir as nossas metas e nossos objetivos pessoais e profissionais com todas estas novas limitações?

 

Home Office concept

 

Como manteremos uma interação de qualidade que possa atender às nossas necessidades básicas de relacionamento e garantir a prosperidade do nosso trabalho?

Tudo isso implica em um pouco de motivação, estarmos abertos para novas formas de fazer negócios e de utilizarmos os recursos digitais para criar um ambiente propício de comunicação com os clientes.

Definitivamente, a prioridade deste novo cenário de ambiente de trabalho tem que ser centrado nas pessoas, pois estamos todos vivendo uma situação muito difícil nesta crise, o que impacta em nosso desenvolvimento tanto pessoal como profissional.

Por isso, precisamos nos organizar para que tudo funcione adequadamente.

Temos que melhorar a gestão do tempo, ter uma comunicação eficaz, ficar atentos com a segurança digital, além de garantir a saúde tanto física como mental.

Normalmente a situação de confinamento criou novos comportamentos e algumas preocupações em todos nós.

E a maior preocupação do confinamento é a estabilidade emocional, sem falar da financeira, claro.

Temos que adotar comportamentos e uma mentalidade positiva que nos permita olhar para o futuro.

Para isso, o otimismo e a esperança são elementos chave que nos darão uma visão futurística, que nos torne mais resilientes e que nos permita ver o futuro como um oportunidade de fazer as coisas melhores.

Devemos ser capazes de tomar decisões mais eficazes e rápidas.

Comunicar com transparência, torna-se uma situação crítica

Mostrar empatia não só com seus clientes mas com todos: colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

Precisamos construir uma realidade baseada na atenção ao próximo, na atenção ao que as pessoas realmente estão sentindo.

Isto nos permitirá criar oportunidades para atender às necessidades de todos.

Precisamos fazer um esforço muito especial para falar sobre como se aproximar dos nossos clientes para entender e ouvir o que eles estão realmente precisando e buscando.

 

 

É muito importante que nos concentremos na resolução de problemas!

Devemos ser capazes de nos mantermos atualizados com as novas tecnologias e por isso é absolutamente crítico buscar capacitação.

Devemos ser flexíveis e abertos a abordagens inovadoras e não apenas nos basear na visão e experiências do que já tínhamos.

Comunicar-se com empatia para realmente resolver situações críticas, pois todos estamos vivendo “no limite emocional”.

Não vamos nos esquecer de como temos que ter uma inteligência emocional trabalhada para lidar com essas dificuldades.

Você precisa ser capaz de demonstrar resiliência.

Pois, é através da resiliência que basicamente iremos nos permitir ser mais fortes e estarmos melhor preparados para agir diante desta nova realidade.

Precisamos criar redes de confiança onde as pessoas possam apoiar-se umas às outras nos mais diversos aspectos.

Então…

Temos, agora, esta grande oportunidade, uma oportunidade de ouro que nos permite aproveitar esta situação de crise e criarmos um futuro melhor para a próxima geração, um futuro mais humano, um futuro mais sustentável e também mais inclusivo.

Isso nos permitirá ver uma abordagem onde o ambiente realmente alimenta a empatia e esta alimenta-se da habilidade de sermos mais resilientes e proativos.

Não pense que é uma utopia… Não estamos sozinhos nestas ideias!

Podemos criar um futuro melhor e isso leva a um questionando onde podemos pensar não apenas em empreendimentos como fonte de negócios, fonte de lucratividade, mas também que tenham um significado e propósito que os tornem muito mais atraente para as novas gerações.

 

Millennial colleagues enjoying coffee and discussing work in cafe

 

Outro aspecto relevante é que o planejamento está sendo apoiado de forma mais leve pela experimentação, pela possibilidade de se cometer erros e de se reaprender com isso tudo.

Estamos experimentando um novo modelo de comunicação, onde ela é fundamentada na transparência, na comunicação aberta e… por CONFERÊNCIAS ONLINE.

E é isto o que nos torna diferentes…

É isso o que vemos como uma nova oportunidade de criar mudanças de impacto na cultura em geral.

Vamos nos permitir pensar e sonhar com um futuro melhor e garantir que esses novos tempos estejam prontos para as novas gerações.

Estaremos muito mais conectados porque estamos realmente preparando um mundo melhor que está muito mais alinhado com as expectativas e interesses tanto individuais como coletivas.

Devemos ter a capacidade de reinventar e reorientar, e este é um sonho que pode se tornar realidade.

Mas, quais são as condições que precisamos buscar para encarar esta crise e fazer estas transformações que tornam-se absolutamente fundamentais para apoiar esta transição em direção a esta nova cultura?

É importante refletirmos sobre isso tudo para que possamos transformar este muno em um que deve ser muito melhor, mais ágil, mais humano e finalmente, muito mais ÉTICO, com uma força de trabalho que é cada vez mais digital, mais empática e que tem uma capacidade produtiva muito maior.

E por último… Um aspecto muito importante!

Precisamos ter uma preocupação especial relacionada com a responsabilidade social e a sustentabilidade dos nossos empreendimentos.

Observe que estamos, de fato, diante de uma grande oportunidade de mudança!

As preocupações básicas das organizações eram focadas basicamente em maximizar o crescimento da lucratividade, porém, agora temos uma real oportunidade de fazer uma mudança acelerada em direção a um mundo digital, baseado em melhores práticas que as atuais.

Devemos aproveitar essas oportunidades para criar melhores oportunidades para cada pessoa no planeta.

Espero ter plantado uma semente e que ela desperte em você uma nova consciência em relação à nossa missão.

 

E aqui deixo algumas sugestões de postagens com assuntos relacionados…

 

Desejo Sucesso, Saúde e Muitas Realizações!

1 Response

Leave a Reply

Gostou desta Postagem?

Contribua compartilhando... OBRIGADO!
close-link
Phone
Email
Skype
Telegram
Messenger
WhatsApp
SAC
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram
Skype
SAC
Pular para a barra de ferramentas