Blog News

GLucena OnLine
GLucena OnLine - www.glucenaonline.com.br
10
set

Noções Básicas de WordPress

Neste artigo irei apresentar a partir de uma perspectiva prática, o que o WordPress é e por que ele se tornou tão popular.

Você também vai entender quando não deve usá-lo.

O que é o WordPress?

O WordPress é um aplicativo baseado na web.

Ele é executado em um servidor Web (em uma hospedagem) e permite que o seu site seja administrado e editado através de um navegador web (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera, entre outros).

Ele, portanto, pode ser usado igualmente a partir de computadores PC, Macintosh ou Linux, IOS ou Android.

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (ou CMS – Content Management Sistem), isso significa que você pode criar e manter um site através de uma interface baseada em navegador sem precisar saber HTML ou aprender qualquer outra ferramenta além de ser o mais popular CMS do mundo (com mais de  70 milhões de sites a partir de Jan 2012).

Ele é um software Open Source, ou seja, foi criado e é mantido por milhares de programadores em todo o mundo e foi disponibilizado sob domínio público, para que você não tenha que pagar para usá-lo.

Ele é escrito em PHP (uma linguagem de programação web-server) e MySQL (banco de dados relacional).

Você poderá criar tanto um site estático ou blog com um site com diversos recursos e integrações com redes sociais e e-commerce.

A maioria dos sites de pequenas empresas são sites estáticos ou uma combinação de site estático com blog.

Por que usar o WordPress?

O WordPress é uma excelente plataforma para a criação de um Site de uma pequena empresa ou mesmo um Site profissional.

Ele é rápido de se aprender, além de ser muito poderoso e lhe dará o controle completo sobre o seu site.

Nenhum software especial é necessário no seu computador, pois tudo o que você precisa é de um navegador e uma conta de hospedagem em algum provedor.

Está a sua disposição milhares de temas livres/grátis além de diversos Plugins.

Alterar o tema ou adicionar um plugin é extremamente fácil.

Muitos usuários e desenvolvedores do WordPress o consideram como o “Shangri-La” do desenvolvimento de Sites.

Você pode ter o seu Site hospedado na plataforma gratuita WORDPRESS.COM ou pode contratar uma hospedagem própria e ter o total controle de instalação de temas e plugins.

Você pode cirar as sua própias Lead Pages em seu CMS que permite a otimização para a criação de páginas de vendas e páginas de destino.

Muitos empresas utilizam-se desta ferramenta para desenvolver os seus e-commerces.

Quando não usar o WordPress

O WordPress não é adequado para uma grande loja de e-commerce (embora essa funcionalidade esteja melhorando rapidamente).

O WordPress é muito bom para apresentar o seu catálogo de produtos de algumas centenas de produtos e vendas de downloads digitais.

Você não deve usar WordPress, se você for fóbico a manutenção de software, pois você vai precisar, para manter o seu Site e Plugins atualizados para versões mais recentes, fazer constantes atualizações.

Alternativamente, você pode contratar diversos serviços de hospedagem que irão cuidar da manutenção técnica do seu Site.

WordPress vem em dois “sabores “. 

Você pode criar um blog gratuito no WordPress.com. Onde o seu conteúdo será hospedado nos servidores do WordPress.com , e como tal, você não precisará se preocupar com custo de hospedagem, pois é um serviço GRATUITO.

No entanto, WordPress.com não é recomendado para hospedagem de sites profissionais, porque tem um número limitado de temas e plugins disponíveis e os temas comerciais particulares e plugins comerciais não são suportados nesta plataforma.

Certamente você se sentirá muito limitado em termos de sua capacidade de realmente personalizar o seu Site.

A outra alternativa, e que considero muito melhor, é hospedar seu site usando a sua própria plataforma de hospedagem contratada de algum provedor de hospedagens.

Até mais.

George Lucena.

Conheça nossa Plataforma de Ensino Desenvolver Talentos OnLine

Leave a Reply

Phone
Email
Skype
Telegram
Messenger
WhatsApp
SAC
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram
Skype
SAC
Pular para a barra de ferramentas