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28
jun

Home Office… Uma reflexão sobre suas características

Olá, aqui é o George Lucena e nesta postagem levanto alguns pontos relacionados ao regime de trabalho Home Office.

Que estamos em uma jornada rumo à flexibilização de onde e da forma como trabalhamos, todos já sabemos.

Porém é importante ficarmos atentos a determinados aspectos que, apesar de já terem sido bastante discutidos, têm ainda muitos pontos merecedores de atenção.

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Portanto, você que está iniciando neste tipo de jornada de trabalho, ou mesmo se você já trabalha nesta modalidade a algum tempo, precisamos refletir sobre o entendimento de certas questões relacionadas ao Home Office.

A implantação do Home Office nas organizações traz consigo importantes questões decorrentes das novas condições de trabalho, associadas diretamente ao profissional trabalhando em sua própria residência.

Novas questões, como a indenização do empregado pela utilização de sua residência como lugar de trabalho, a definição do responsável em caso de acidente durante horário de trabalho ou em caso de perda ou roubo de material.

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Já com relação a questões de preservação da privacidade, como a possibilidade das informações relacionadas ao colaborador poderem ser coletadas pelo dispositivo do profissional, por exemplo, sobre a utilização de uma câmera ou prints de tela com a finalidade de supervisionar o colaborador em seu Home Office.

Há também questões jurídicas com relação à equiparação de direitos e deveres entre colaboradores que

exercem a mesma atividade nas modalidades Presencial e Home Office, por exemplo, o direito do Colaborador em regime Home Office à hora-extra, entre outros.

Outros aspectos a serem considerados em um regime Home Office podem ser apontados: a remuneração, que deve ser a mesma que a de um colaborador que trabalha nos escritórios da empresa; o lugar de trabalho, seja a residência do funcionário; o horário de trabalho, que pode fixar horários particulares visando facilitar o contato; fidelidade e confidencialidade, a fim de proteger as informações da empresa; material, sendo fornecido pelo empregador; instalação e manutenção necessários ao trabalho Home Office; e os custos de eletricidade e telefonia do Colaborador em regime Home Office.

Muitas das questões aqui citadas, talvez todas, já devem ter sido incluídas em seu contrato de home office, porém o objetivo desta postagem é, tão somente, de nos mantermos alertas a estes aspectos.

Devemos nos lembrar que o comprometimento com os resultados efetivos da organização e o engajamento com a sua missão é o resultado de um relacionamento transparente, ético e humano entre os envolvidos.

Bem… Vou ficando por aqui.

Se você gostou, curta e deixe o seu comentário nesta publicação, e se você conhecer alguém que este conteúdo possa ser útil, e quiser lhe ajudar, então é só compartilhar nas suas redes sociais, ou particularmente para o seu contato.

Desde já agradeço o seu interesse em nossa publicação e também a sua colaboração.

Desejo Sucesso, Saúde e Muitas Realizações!

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