Blog News

GLucena OnLine
GLucena OnLine - www.glucenaonline.com.br
13
jul

O Comércio Eletrônico já sente o peso da Crise Econômica

Vamos falar sobre o cenário econômico que já atinge o Comércio Eletrônico.

Que estamos em uma das maiores crises econômicas da história recente do Brasil, já sabemos.

Que o cenário político está contribuindo para o agravamento desta crise, isto também já sabemos.

O que é uma novidade é a crise econômica que já está atingindo o Comércio Eletrônico, mas isto ia acontecer mais cedo ou mais tarde.

A boa notícia é a capacidade de resiliência do comércio eletrônico em se recuperar rapidamente.

Ou seja, não deixe o desânimo  e nem muito mesmo a descrença na recuperação da economia lhe abalar e tirar o seu rumo do seu plano estratégico.

Mudanças são necessárias para se adaptar ao momento, mas sempre focando os objetivos traçados anteriormente.

Para iniciar esta conversa, é essencial que o Gestor entenda que a tecnologia deve ser a sua principal ferramenta de apoio e suporte em suas estratégias.

Repito que precisamos implementar a Tecnologia da Informação em todos os níveis de nossas empresas para que possamos ser cada vez mais produtivos e assertivos.

Nesta matéria, é apresentado este perfil de forma muito atual.

O comércio eletrônico, um dos poucos segmentos do varejo brasileiro que até então vinha passando incólume pela crise financeira do país, começou a sentir o peso do cenário econômico e teve seu crescimento encolhido em outubro/2016, de acordo com o Spending Pulse, relatório mensal sobre o varejo da Mastercard.

Embora tenha crescido 2,9% em relação a outubro do ano passado, a expansão ficou bem abaixo da média de crescimento de 11,8% no terceiro trimestre, que foi ligeiramente acima dos 8,8% registrados nos últimos três meses.

Móveis, eletrônicos, vestuário e farmácia ultrapassaram o crescimento geral do e-commerce, enquanto o segmento hobby/livraria ficou abaixo do nível.

Apesar  disso, o comércio eletrônico ainda supera com facilidade o total de vendas no varejo total, que (excluindo automóveis e materiais de construção) caiu 6,3% em relação ao ano anterior.

As vendas totais mostram que quatro dos sete setores varejistas superaram os indicadores de varejo total: supermercados, artigos farmacêuticos, materiais de construção e artigos domésticos/pessoais. 

Dentre esses, apenas artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram crescimento positivo. Por outro lado, roupas, móveis/eletrônicos e combustíveis ficaram atrás do crescimento total.

De modo particular, o setor de móveis e eletrônicos foi o que sofreu a queda mais acentuada de toda a sua série histórica, desde 2009. 

Além disso, em outubro, o Dia das Crianças não conseguiu aumentar as vendas para o mês, e ainda reduziu o mês em dois dias úteis em relação ao ano passado, prejudicando ainda mais as comparações em relação ao período.

“O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação e uma desaceleração do crescimento da massa salarial, que impacta na confiança do consumidor”, analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

“Nós devemos continuar a observar a deterioração das vendas no varejo nos próximos meses, pelo menos até o final do ano”, acrescenta.

O levantamento mostra ainda que nenhuma região conseguiu registrar números positivos.

As regiões Nordeste (-4,9%) e Sudeste (-6,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (-7,6%), Sul (-6,9%) e Centro-Oeste (-8,0%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Bem. Espero que tenha ajudado a discutir um pouco sobre como utilizar a tecnologia da informação para lhe ajudar nos seus esforços de divulgação de sua Empresa, Produtos e Serviços.

Estarei publicando uma série de novos artigos… acompanhe nossas publicações, cadastre-se em nosso site e curta a nossa Fanpage.

Ahh! É muito importante para MIM e PARA VOCÊ que você deixe um comentário neste artigo.

Sempre que você comentar um artigo eu me comprometo em criar um link para a sua página na resposta ao seu comentário!

É assim que construiremos uma grande rede de conteúdo relevante!

Abraço e Sucesso!

Ahh! Não esqueça de visitar o nosso Site: www.glucenaonline.com.br

George Lucena

Conheça nossa Plataforma de Ensino Desenvolver Talentos OnLine

Leave a Reply

Phone
Email
Skype
Telegram
Messenger
WhatsApp
SAC
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram
Skype
SAC
Pular para a barra de ferramentas