Blog News

GLucena OnLine
GLucena OnLine - www.glucenaonline.com.br
28
ago

Discutindo sobre Ambientes de Aprendizagem Presencial X Virtual

Olá, vamos falar sobre os Ambientes de Aprendizagem ( Presencial X Virtual )

Vamos discutir, neste artigo, um pouco sobre algumas diferenças e semelhanças entre uma sala de aula tradicional/presencial e a mesma em um ambiente virtual.

Vamos aproveitar também e discutir sobre qual metodologia de ensino seria a melhor ou mais apropriada: a tradicional/presencial ou a virtual.

É importante salientar que as nossas gerações cresceram com um maior contato com a metodologia de ensino tradicional/presencial, e por isto estamos 100% familiarizadas, com esta metodologia de ensino.

Este modelo tradicional/presencial, já foi bastante testado, mas sabemos que existem algumas limitações importantes.

Por outro lado, as salas de aula virtuais, representam novos desafios não só relacionados diretamente com a metodologia de ensino online, mas também com o uso das tecnologias da informação (WEB, Celulares, Vídeos, Redes Sociais…), ou seja, elas representam novos desafios, mudanças de paradigmas e além de muitas vezes ainda estarem em fase experimental.

O objetivo deste artigo é oferecer uma visão comparativa entre estas duas metodologias de ensino: a tradicional/presencial e a virtual.

O objetivo não é vender a ideia de que as salas de aula tradicionais/presenciais ou as salas de aula virtuais sejam melhores ou mais apropriadas uma relação à outra.

Pelo contrário!

O objetivo é fornecer uma comparação para oportunizar uma discussão que nos ajude a tomar decisões sobre como as salas de aula virtuais podem oferecer um complemento de recursos aos programas tradicionais/presenciais, ou mesmo, eventualmente até substituir o modelo tradicional/presencial.

Quero propor a você que assuma uma atitude neutra, pois aqui não se trata de uma discussão para defender alguma posição fundamentalista de uma ou outra metodologia.

Mesmo tendo as nossas preferências, reforço que as deixemos de lado por algum momento e façamos uma avaliação isenta de nossas preferências e reflitamos sobre os pontos que irei abordar aqui.

Somente assim poderemos ter uma avaliação positiva das reais possibilidades que estão se apresentando através desta nova metodologia.

Vamos às comparações:

Ponto 01 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação à flexibilização de se alterar o cronograma de aulas

[Tradicional/Presencial]

O cronograma das aulas é mais rígido e pré-definido, ou seja, os alunos e professores têm pouca influência nessa decisão.

[Virtual]

O cronograma das aulas pode ser mais flexível, ou seja, é mais fácil flexibilizar este cronograma, de acordo com as necessidades dos professores e dos alunos.

Ponto 02 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação à duração das aulas.

[Tradicional/Presencial]

A duração de uma aula, geralmente não pode ser estendida, devido à necessidade de liberação do espaço para a próxima aula/turma que irá usá-la.

[Virtual]

A duração de uma aula pode ser facilmente estendida, de acordo com as necessidades e dinâmicas do instrutor e dos alunos.

Ponto 03 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a marcação de Aulas Extras.

[Tradicional/Presencial]

A marcação de aulas extras, apesar de poderem ser agendadas neste ambiente, eles são muitas vezes impraticáveis e geralmente resultam em baixa frequência.

[Virtual]

O agendamento de aulas extras ocorre com maior facilidade e flexibilidade, levando-se em consideração a conveniência de tempo e deslocamento tanto do instrutor como também dos alunos, além da disponibilidade do ambiente da sala de aula.

Ponto 04 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a formação dos grupos entre alunos

[Tradicional/Presencial]

Normalmente os alunos formam grupos homogéneos, partilhando círculos sociais que se sobrepõem além de compartilharem de costumes semelhantes.

[Virtual]

Os alunos podem formar grupos heterogêneos, de dimensões globais inclusive, com uma variedade de círculos e costumes sociais que não se cruzam necessariamente (e eventualmente possam ser até conflitantes).

Ponto 05 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação à faixa etária

[Tradicional/Presencial]

Os alunos normalmente são inseridos dentro de uma mesma faixa etária, perfil profissional ou mesmo formação acadêmica.

[Virtual]

A composição das salas de aula podem variar muito em idade, profissão e formação acadêmica.

Ponto 06 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação à metodologia de ensino

[Tradicional/Presencial]

As aulas são normalmente orientadas e centralizadas no professor.

[Virtual]

As aulas podem ser mais dinâmicas utilizando-se as tecnologias da informação além de remanejarem a centralização da experiência de aprendizado nos alunos, com o professor tornando-se um facilitador.

Os professores têm melhores ferramentas de ensino para efetivamente envolverem os alunos.

As salas de aula virtuais permitem aos estudantes mais liberdade para criar, experimentar, explorar e orientar a aula de acordo com as suas necessidades.

Esta liberdade pode produzir um melhor desempenho do aluno.

Ponto 07 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação às ferramentas e recursos para o aprendizado

[Tradicional/Presencial]

As ferramentas de ensino tradicionais mais usadas são as notas de aula, cartas, quadro negro, amostra de modelos físicos, livros impressos, cadernos, experimentos de laboratório, etc.

[Virtual]

As ferramentas pedagógicas no ambiente virtual, tais como recursos multimídia, animação, modelagem 3D, virtualização de ambientes, etc. aproximam experiências que antes só eram possíveis mediante deslocamento geográfico ou uso de recursos mais onerosos.

Ponto 08 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a despertar o interesse de participação dos alunos durante a aula e gestão do relacionamento e interatividade entre os alunos.

[Tradicional/Presencial]

A experiência em sala de aula pode ser maçante.

A interatividade e a participação dos alunos em sala de aula, normalmente ocorrem em nível mínimo.

Há sempre um maior risco de se perder o controle sobre as relações entre os alunos.

[Virtual]

No ambiente de aprendizagem virtual, esta experiência pode ser mais estimulante e divertida, pois existem diversos recursos que estimulam a participação ativa dos alunos.

Com o uso de ferramentas de moderação, permite-se que o professor tenha mais controle sobre a interação e integração entre os alunos.

Ponto 09 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação ao relacionamento entre professor e alunos

[Tradicional/Presencial]

Em um ambiente de aprendizagem tradicional/presencial a dinâmica do ensino é muito dependente do perfil e da capacidade de integração e relacionamento do professor com os seus alunos.

[Virtual]

No entanto, no ambiente virtual, esta relação está um pouco mais compartilhada com as ferramentas disponíveis no ambiente de ensino sem, entretanto, tirar dos professores a responsabilidade de integrar e orientar os seus alunos.

Ponto 10 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a colaboração e participação no processo de aprendizagem

[Tradicional/Presencial]

Professores e alunos colaboram na sala de aula física.

[Virtual]

Professores e alunos colaboram tanto em uma sala de aula física com também on-line através de áudio, vídeo, chats de texto, fóruns, compartilhamento de arquivos, grupos em redes sociais, etc.

Ponto 11 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação ao apoio aos diferentes perfis de aprendizagem dos alunos.

[Tradicional/Presencial]

É difícil responder às necessidades dos diferentes níveis de alunos de uma única classe.

Se não houver recursos adicionais disponíveis para grupos como estudantes mais lentos ou superdotados, muitas vezes têm de se contentar com uma padronização média deste perfil de toda a sala de aula.

[Virtual]

É mais fácil trabalhar com diferentes tipos de aluno.

Dividir uma única sala de aula virtual em sessões, e deixar que os alunos de diferentes níveis trabalhem em seus próprios ritmos.

Ponto 12 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a participação de professores, palestrantes ou convidados.

[Tradicional/Presencial]

Geralmente há um professor por turma.

Há uma certa dificuldade de se trazer palestrantes convidados devido a limitações físicas e de transporte.

[Virtual]

Nesta modalidade é mais fácil envolver vários professores, bem como trazer palestrantes e outros convidados de qualquer lugar do mundo.

Ponto 13 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação ao modelo de abordagem e metodologia do desenvolvimento da aprendizagem com relação a interdisciplinaridade.

[Tradicional/Presencial]

É um modelo de aprendizagem principalmente por abordagem de assunto único, devido às restrições de espaço e agenda.

[Virtual]

Aqui podemos ter uma abordagem interdisciplinar de assuntos, graças à não existência de limitações geográficas e menores restrições de agenda.

Ponto 14 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação às formas de Avaliação.

[Tradicional/Presencial]

A avaliação envolve a realizar testes/provas físicas que serão corrigidas manualmente, demorando-se a entregar os resultados bem como tomando grande tempo dos professores nesta atividade.

[Virtual]

Possibilidade de se implementar a avaliação automática que é realizada por meio de testes on-line.

Os resultados são rápidos, precisos e completamente transparentes.

Podem gerar feedback imediato ao aluno.

Ponto 15 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a gravação das aulas e consequente revisita aos assuntos já trabalhados

[Tradicional/Presencial]

Nesta modalidade, a aula é realizada presencialmente sem recursos de gravação, e se você se esquecer de anotar algo, ou mesmo não puder comparecer, você simplesmente perde este conteúdo.

[Virtual]

As aulas podem ser gravadas, incluindo áudio, vídeo e até mesmo a tela do computador.

Os alunos podem rever explicações e métodos sem a necessidade de solicitar a repetição da aula por parte do instrutor, além de os administradores poderem avaliar tanto o desempenho do instrutor como também dos alunos ‘.

Ponto 16 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação às distrações comuns

[Tradicional/Presencial]

As distrações comuns incluem pausas, interrupções de estudante, e detalhes administrativos.

[Virtual]

As distrações comuns incluem problemas de internet e estudantes que utilizam outros programas e redes sociais durante as suas aulas e atividades on-line.

Ponto 17 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação ao Curso

[Tradicional/Presencial]

É necessária toda uma infraestrutura de sala de aula e normalmente tem um custo elevado.

[Virtual]

Um computador, uma conexão básica à Internet, um fone de ouvido, e uma câmera web (opcional) são muito menos dispendiosas.

Ponto 18 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação ao Deslocamento para se assistir às aulas

[Tradicional/Presencial]

Ônibus, carros e outros métodos de transporte para que os alunos compareçam à aula.

[Virtual]

Não há custos de deslocamento. Pode-se ensinar e aprender em qualquer lugar.

Ponto 19 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação a reciclagem profissional dos professores.

[Tradicional/Presencial]

Normalmente é mais difícil para os profissionais participarem de cursos de atualização profissional, devido aos compromissos de trabalho tornando-se quase impossível encontrar alguma capacitação que atenda às suas limitações de deslocamento e disponibilidade de tempo.

[Virtual]

Os profissionais podem ter aulas a partir de casa ou qualquer lugar, a qualquer momento (mesmo tarde da noite e início da manhã).

Além de uma aula realizada utilizando-se de um ambiente de Tecnologia da Informação produz uma produtividade 35% a 45% superior em relação à mesma aula no ambiente tradicional/presencial.

Ponto 20 – Sala de Aula Tradicional/Presencial X Sala de Aula Virtual com relação aos recursos físicos necessários

[Tradicional/Presencial]

Salas de aula precisam de água, electricidade, etc.

[Virtual]

Aula Virtual é considerado ensino verde, pois economiza papel e quaisquer outros custos relacionados a deslocamento (CO²), Energia Elétrica, Papel e outros custos associados ao ambiente físico.

As aulas conduzidas em salas de aula virtuais são comparativamente 80% mais baratas!

CONCLUSÃO

Para concluir, eu diria que cada metodologia tem seus prós e contras.

Acredito que a utilização das melhores práticas tanto da modalidade tradicional/presencial com dos recursos de uma sala de aula virtual tendem a ser a melhor alternativa nas estratégias educacionais.

Deve-se avaliar uma combinação inteligente de ambas as metodologias.

Blended Learning é o caminho a percorrer.

Algumas ponderações…

[Comentário 01]

Qualquer estudo comparativo tem sempre o perigo inerente de ser simplista e generalizada.

[Comentário 02]

É importante distinguir entre a aula presencial no ambiente físico e no ambiente on-line ao vivo e virtual.

Devemos ter o cuidado para não criar confusões a partir do que queremos dizer com ‘tradicional’ e ‘virtual’.

Por exemplo, o ambiente “tradicional” também podemos ter todas os recursos das interações do ambiente virtual.

[Comentário 03]

Grupos de alunos são quase homogêneos nos contextos tradicionais/presenciais, e aqui homogeneidade não deve ser definido em termos de idade, profissão ou seus certificados.

Os grupos devem ser formados a partir dos estilos de aprendizagem e preferências do grupo pelo modelo de aprendizagem.

Isto é igualmente verdadeiro sobre a classe on-line.

Outro ponto muito interessante está relacionado à questão de que os participantes em um ambiente virtual podem ser anônimos, o que não é possível em um ambiente tradicional/presencial.

[Comentário 04]

Tem-se argumentado que as classes são “tipicamente orientadas/centralizados pelo professor” no ” ambiente tradicional/presencial”.

O caso não é assim sempre.

Há muitos professores que buscam facilitar a autonomia dos alunos, adotando metodologia centrada no aluno.

Tenho observado muitas aulas em ambientes virtuais que são “tipicamente orientadas e centralizadas pelo professor”.

Então, meu argumento seria que depende do professor/instrutor se uma classe será “orientada/centralizada no professor” ou “centrada/orientada no aluno ‘.

[Comentário 05]

Quanto à expressão “ferramentas de ensino modernos, tais como multimídia, animação, modelagem 3D, virtual “etc. usado em sala de aula virtual, gostaria de dizer que o termo” moderno “neste contexto é um pouco escorregadio como as tecnologias digitais estão se transformando e mudando quase todos os dias.

As ferramentas que você encontra em ambientes virtuais podem ser aproveitados em ambientes de sala de aula tradicionais/presenciais também.

[Comentário 06]

Há muitos estudos que sugerem que os estudantes em sua maioria preferem uma abordagem “mista”, o que significa que muitos aproveitam a aprendizagem em contextos virtuais e desfrutam do contato na vida real.

[Comentário 07]

Não se pode ignorar o fato de que, mesmo em ambientes on-line ao vivo, também precisamos moderar a discussão para manter algum tipo de disciplina.

Assim, “questões disciplinares” estão sempre lá, de qualquer modo.

[Comentário 08]

Penso que o ambiente online oferece maior foco na aprendizagem entre pares, além de mover-se de um modelo de transmissão de conhecimento para um modelo construtivista o que permite o uso de uma grande variedade de estratégias de instrução

[Comentário 09]

Para resumir, temos a sorte de viver em tempos interessantes e podemos ter grandes experiências como professores e alunos!

Bem, espero ter ajudado a levantar alguns pontos de reflexão para lhe ajudar no desenvolvimento do seu projeto de produção de conteúdo para seus cursos ou palestras.

George Lucena


Conheça nossa Plataforma de Ensino Desenvolver Talentos OnLine

1 Response

Leave a Reply

Phone
Email
Skype
Telegram
Messenger
WhatsApp
SAC
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram
Skype
SAC
Pular para a barra de ferramentas