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23
set

Confiança é TUDO para o Sucesso de um e-Commerce!

Aparentemente tudo o que fazemos hoje gira em torno da internet.

É como nos socializamos, como encontramos novos restaurantes, como assistimos filmes e TV e como compramos.

Mas sites – especialmente menores, menos conhecidos – têm um problema.

Uma nova loja é inerentemente desconhecida, o que torna as pessoas relutantes em confiar nela.

Faz sentido.

Se você estiver indo para um grande varejista online como o WALLMART, AMERICANAS, MAGAZINE LUIZA, SUBMARINO ou mesmo a AMAZON, você pode ter certeza de que suas informações de cartão de crédito serão armazenadas com segurança, que os prazos de envio serão razoáveis e o serviço ao cliente será acessível.

Você também pode ter certeza de que seu computador não vai ser contaminado com um vírus ao clicar em um link.

Se você está comprando em uma loja nova, você provavelmente não sabe nada sobre estes aspectos.

Chamamos esse problema da lacuna de confiança.

Nesta publicação, vamos ver 4 coisas que você deve fazer para melhorar a confiança dos usuários ao visitarem o seu Site e também o que você pode fazer para minimizar a desconfiança inerente aos pequenos Sites de e-Commerce.

1ª AÇÃO – MOSTRAR PROVAS SOCIAIS

A prova social significa atrair novos clientes com base nas experiências dos clientes anteriores.

A propaganda boca-a-boca é uma prova social.

Os revendedores online não podem confiar no mesmo tipo de prova social que as lojas físicas.

Afinal, a maioria das empresas da web são especialistas, concentrando-se em itens que as pessoas não compram todos os dias e, portanto, a indicação boca-a-boca é mais difícil de se conseguir.

Enquanto os revendedores on-line não conseguem este tipo de divulgação, resta a eles obter ótimas opiniões de outros clientes.

Os comentários são umas das ferramentas de marketing mais eficazes e a forma mais poderosa de prova social porque são autênticos (MAS PRECISAM SER AUTÊNTICOS – COMENTÁRIOS FAKE SÓ DESTRUIRÃO A SUA IMAGEM).

Os comentários são altamente confiáveis pelos consumidores – especialmente se houver alguns maus comentários espalhados entre eles (NÃO OS APAGUE OU EDITE! Isso demonstra aos clientes que você não está escolhendo as melhores avaliações e editando as más experiências).

2ª AÇÃO – GARANTIR A SEGURANÇA

A desconfiança não vem apenas da preocupação de seus produtos serem feitos da maneira que você diz, ou como sua política de devolução é favorável ao cliente.

Também está enraizado em preocupações de segurança reais e legítimas.

Preocupações como: Será que minhas informações serão roubadas se eu fizer este pedido? Isso é mesmo uma loja real ou é apenas uma loja FAKE para roubar meus dados pessoais?

Infelizmente, nos últimos anos as preocupações de segurança são extremamente válidas.

Os clientes têm razão em se perguntar sobre a segurança de seus dados pessoais.

E isso significa que você precisa agir para que eles saibam que você não é um dos inúmeros bandidos na WEB.

Como você faz isso?

Você precisa demonstrar que uma outra empresa confiável autentique e verifique se seu Site seja seguro.

Você faz isso mostrando essa autenticação aos seus clientes.

Ou seja, você precisa ter alguma Certificação reconhecida pelo mercado que garanta e confie na segurança do seu site, ou seja, que garanta que o Seu Site esteja livre de vírus, malwares e links de phishing.

Esta atitude também poderá ajudar no desempenho e ranqueamento do seu site no Google.

3ª AÇÃO: PRESENÇA ATIVA E INTEGRADA NAS MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais são, naturalmente, uma ótima maneira de construir a confiança.

Como?

Digamos que você publique algum produto ou serviço em seu Site.

Você certamente gostaria que suas páginas de redes sociais divulguem:

a) seus produtos
b) sua empresa
c) sua marca.

Isso significa que você deseja que o seu Instagram, Twitter, Facebook ou quaisquer que sejam as redes sociais que você participe esteja repleta de comentários e publicações de seus clientes, de você e de seus funcionários dizendo que gostam de seus produtos.

Também gostaria que colegas de trabalho e amigos também publiquem seus comentários em suas publicações para as suas famílias.

Isso mostrará aos clientes que a sua empresa é legítima, prova às pessoas que outros clientes apreciaram sua experiência com você e principalmente… humaniza a sua empresa.

Muitas pessoas estão dispostas a divulgar e comentar sobre seus produtos nas mídias sociais, se você simplesmente pedir para eles.

Se você ainda não obteve as menções/comentários que precisa, tente enviar um email após uma compra, oferecendo-lhes um desconto caso o mencione ou comentem sobre a experiência que tiveram com a sua empresa nas mídias sociais.

4ª AÇÃO: CONTRATE UM CERTIFICADO SSL

Os certificados SSL são tão importantes que não ter um é uma enorme bandeira vermelha em seu Site.

Afinal, eles são a base de segurança na Web que quase todos os Grandes Sites usam para criptografar dados enviados para seus servidores.

Ter um é tão importante que mesmo alguns Sites que não possuem formulários ou lugares para transmitir dados pessoais, tendem a ter certificados SSL.

Por quê?

Simples, pois o cadeado verde permite que os clientes saibam que você leva sua segurança a sério.

Isso mostra que você pode confiar seus dados a esta empresa.

Enfim… Construir confiança é crucial para todos os sites, mas especialmente para os pequenos.

Bem. Espero que tenha ajudado a discutir um pouco sobre este tema.

Estarei publicando uma série de novos artigos… acompanhe nossas publicações, cadastre-se em nosso site e curta a nossa Fanpage.

Ahh! É muito importante para MIM e PARA VOCÊ que você deixe um comentário neste artigo.

Sempre que você comentar um artigo eu me comprometo em criar um link para a sua página na resposta ao seu comentário!

É assim que construiremos uma grande rede de conteúdo relevante!

Abraço e Sucesso!

George Lucena.

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