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22
maio

Como podemos nos diferenciar dos concorrentes?

Vamos falar um pouco sobre o posicionamento de nossa empresa no mercado.

Como podemos nos diferenciar na comercialização de produtos similares?

Atualmente, temos várias empresas que oferecem produtos ou serviços similares!

Temos concorrência nas menores coisas, então como podemos nos destacar no que estamos oferecendo?

Primeiro você precisa conhecer os seus concorrentes.

Vá em seus sites, sites de reclamação online, nos Comentários, Fóruns, YouTube, entre outros… e veja o que as pessoas estão dizendo sobre seus concorrentes.

Veja onde eles falharam (ou estão falhando) e melhore o processo.

As pessoas reclamam sobre o tempo de entrega do seu concorrente?

Seja mais rápido que ele e diga que sua ordem será enviada em menos de 24 horas.

As pessoas reclamam que o produto do seu concorrente não é durável?

Torne o seu produto mais durável que o do seu concorrente e informe a sua grande durabilidade.

As pessoas estão se queixando de atendimento ao cliente do seu concorrente?

Atenda mais rápido que o seu concorrente e diga que você vai responder ao seu e-mail em menos de 12 horas ou ter uma conferência ou CHAT ao vivo com a sua equipe de atendimento.

Em segundo lugar, não tenha medo de agregar valor e construir confiança.

Digamos que você está no negócio de encanamento.

Você tem comentários de clientes em seu site, certificações, etc – o mesmo que todos os outros.

Se o seu marketing foi feito corretamente, você pode se classificar como o Número 1 em sua área, como um encanador superior.

Porque você estará mostrando a sua experiência sobre o assunto, como também como você construiu esta confiança.

Em terceiro lugar, fale sobre a transformação que vai acontecer depois de usar seu produto.

Eles vão economizar tempo?

Eles vão economizar dinheiro?

Será que sua equipe será treinada para fornecer X resultados no tempo Y?

Será que eles serão capazes de diminuir seu tempo de X horas para Y minutos?

Esta estratégia está realmente focada em verificar os seus concorrentes, encontrando uma ideia, melhorando-a, encontrando sua audiência, adicionando valor, e construindo um relacionamento com o seu público.

Fazendo isso, certamente você vai ficar bem.

Uma segunda posição é …

Muitas empresas cometem o erro de tentar diferenciar algo tangível, como uma característica particular.

O problema com isso é que ele isto é facilmente copiado.

Por exemplo, digamos que você tenta se posicionado como o mais barato.

É fácil para outra empresa simplesmente diminuir os seus preços.

Ou se você tem um recurso de voz avançado, qual a dificuldade para um concorrente adicionar um também?

Em vez disso, você precisa se diferenciar com base em conceitos de valor.

Esses diferenciais intangíveis são muito mais difíceis de copiar.

Uma maneira de fazer isso é começar com “o porquê” de escolher a sua empresa, ao invés “do que” ou “do como”.

Veja o exemplo da Apple.

Seus concorrentes têm características e funcionalidades semelhantes, e muitos deles custam até menos.

Mas isso é “o que” e o “do como”.

O que faz as pessoas comprarem produtos Apple é o porquê.

Eles querem evitar o senso comum.

Eles querem soluções mais intuitivas e originais.

A fabricante de motos Harley Davidson é outro grande exemplo.

Outras empresas fazem motocicletas tão bem quanto ela.

O que torna as pessoas tão leais à Harley é o que a Harley Davidson representa para eles.

Outra maneira de fazer isso é a segmentação do seu nicho.

Ao invés de tentar posicionar-se como o melhor “QUALQUER COISA”, posicione-se como o melhor “QUALQUER COISA” para entusiastas de carros exóticos, por exemplo.

Uma estratégia final é procurar recursos que nenhum de seus concorrentes está falando e construir um conceito maior em torno disso.

Uma determinada cervejaria anotou todas as etapas tomadas no processo de fabricação de cerveja (as que podiam ser anotadas… claro).

Todos os cervejeiros fazem as mesmas coisas, mas ninguém as menciona.

Então esta cervejaria foi o primeira a fazê-lo, construindo uma campanha em torno da pureza que impulsionou a empresa de quinto em vendas para o topo como líder do mercado.

Espero que o exposto acima lhe ajude.

Bom… Isso tudo parece um pouco complicado.

E na verdade é complicado sim, apesar de muitos venderem a ideia do faça você mesmo…

Você tem duas opções para não ficar para traz nesta acirrada competição com os seus concorrentes.

Ou você aprende a usar todas as ferramentas e direciona boa parte do seu tempo para esta atividade ou você pode terceirizar estas ações conosco.

Queremos você como parceiros e certamente teremos uma forma de lhe ajudar a desenvolver e alavancar o seu negócio na internet, nas redes sociais e no ambiente Mobile.

Então, onde você imagina que pode inovar em seu negócio?

Bem. Espero que tenha ajudado a discutir um pouco sobre este tema.

Estarei publicando uma série de novos artigos… acompanhe nossas publicações, cadastre-se em nosso site e curta a nossa Fanpage.

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Sempre que você comentar um artigo eu me comprometo em criar um link para a sua página na resposta ao seu comentário!

É assim que construiremos uma grande rede de conteúdo relevante!

Abraço e Sucesso!

George Lucena.

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