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Entenda o modelo de Formulação de preços dos Cursos EAD da Plataforma DESENVOLVER TALENTOS.

O primeiro passo para a disponibilização de algum curso em nossa plataforma é o envio de seu projeto de curso com a sua ementa e o seu briefing.

Uma vez que o seu projeto seja avaliado e aprovado, será pactuado o contrato de publicação do seu Curso.

Será neste contrato entre o Portal DESENVOLVER TALENTOS e o Autor, que serão definidas as regras de pagamento de Royalties.

Na Plataforma DESENVOLVER TALENTOS, o pagamento dos direitos autorais estipulados em contrato, são um percentual do preço de venda do curso.

Com algumas exceções, como no caso de autores que são comprovadamente Best-Sellers nas suas áreas e, portanto, podem negociar um percentual maior, o valor do Royalty de direito autoral praticado é de 30% sobre o preço de venda.

Talvez fique a impressão, então, que os outros 70% do valor do preço de venda de seu curso fiquem com a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS, o que não é verdade.

A explicação vem logo abaixo.

Você entende que o curso online também é um produto comercializável.

Entretanto, na questão da precificação e na cadeia de valor, ele tem algumas características bem singulares.

As “leis” básicas que regem a oferta e a procura não se aplicam à comercialização de cursos online.

Vou explicar.

Se pensarmos nos milhares de produtos que diariamente estão à venda em supermercados, papelarias e em todas as outras lojas voltadas para o comércio de produtos, vê-se que produtos iguais são vendidos por preços diferentes, de acordo com a estratégia comercial do lojista.

A base para a precificação desses produtos são os custos fixos da empresa como aluguel, instalações, funcionários, impostos, dentre outros, mais os custos dos produtos em si, além da margem de rentabilidade desejada pelo lojista.

Esse preço final para o consumidor também é influenciado pela concorrência que existe entre os estabelecimentos comerciais de um mesmo segmento e/ou área geográfica.

Por exemplo, se uma papelaria compra de um distribuidor uma caneta ao custo unitário de R$ 0,40 (quarenta centavos), esse lojista é quem vai determinar o preço de venda ao consumidor final, que pode ser de R$ 0,80, R$ 1,00 ou mais.

Neste exemplo parte-se do custo e calcula-se um percentual em cima dele até chegar ao preço de venda ao consumidor final.

No caso de Cursos Online, acontece ao contrário; a precificação, o preço de venda ao consumidor final, é determinado pelo Autor em conjunto com a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS.

Em todo o produto comercializável, seja um livro, um automóvel, um remédio, um alimento etc, normalmente existe uma cadeia de comercialização desse produto até que ele chegue ao consumidor final.

Isto acontece, e desde sempre aconteceu, pois o “produtor” precisa dessa cadeia para atingir o maior número possível de consumidores.

O processo de aprovação do projeto de um curso online por parte da Plataforma DESENVOLVER TALENTOS, nada mais é do que a de determinar, a partir de todos os custos envolvidos na publicação e na comercialização de um curso, qual o valor unitário que ela precisa receber para que o negócio da publicação daquele curso online seja economicamente viável.

Por exemplo, se a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS em consenso com o Autor chegam ao valor de R$ 100,00 como preço de venda de um determinado curso, isto é, o preço de venda ao consumidor final, e é em cima desse preço que acontecem os comissionamentos para a remuneração do trabalho das outras partes de toda a cadeia.

Essa cadeia é fundamental para a existência de um mercado de venda de cursos online.

Portanto, a Empresa reponsável pela gestão de representantes e afiliados digitais, precisa ficar com uma parte desse valor para que possa desempenhar sua função, que é a de fazer chegar este seu curso às sua respectiva força de vendas e consumidores finais.

A Plataforma DESENVOLVER TALENTOS concede uma comissão de 50% sobre o preço de venda do curso online para esta empresa que fomenta as vendas através de sua rede de afiliados e representantes;

Mas por que se remunera com 50% a empresa de gestão de afiliados?

Eles também têm os seus custos de divulgação e de gestão do seu negócio e têm que repassar parte deste comissionamento para os representantes e afiliados na ponta da cadeia.

As Empresas de Redes de Afiliados concedem uma comissão que varia entre 30% a 40% de desconto sobre o preço de venda para o Afiliado final;

Estes por sua vêz também têm seus custos de divulgação que podem variar entre 10% e 15%.

Voltando ao preço de venda de R$ 100,00 e ao direito autoral de 30% sobre o preço de venda do curso, o autor, por cada curso vendido, recebe R$ 30,00 (trinta reais).

Como a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS concede uma comissão de 50% sobre o preço de venda de R$ 100,00, a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS vai receber R$ 20,00 (vinte reais) por cada curso vendido.

Fica claro então que nem o autor recebe tão pouco como se pensa, e nem a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS fica com tanto, como também se pensa.

Detalhando mais um pouco, esses R$ 20,00 que ficam com a Plataforma DESENVOLVER TALENTOS têm que ser suficientes para pagar os custos fixos de uma empresa (instalações, funcionários e impostos), os custos da produção do curso em si, os custo dos cursos que não deram certo comercialmente, além de ter que sobrar algum dinheiro para remunerar e reinvestir no negócio denominado Plataforma DESENVOLVER TALENTOS.

Como qualquer outra empresa comercial privada, um Plataforma de Cursos Online é um negócio, e negócio, necessariamente, envolve riscos.

Bem.

Esperamos ter deixado bem claro como funciona toda a cadeia para que possamos entender todos esforços envolvidos e seus respectivos custos.

Desejamos SUCESSO para todos.

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