Entre Oportunidades e Desafios, a Comunicação se reinventa na era das mídias digitais.
Cinema, jornalismo, rádio, TV e publicidade convivem com estes desafios e aproveitam as oportunidades deste momento plural.
O mercado de comunicação sofreu uma reviravolta irreversível.
Aquela internet discada, que começamos a usar em 1995, veio para mudar a maneira como consumimos informação e entretenimento.
Na última década, o surgimento das mídias sociais e a explosão do uso dos dispositivos móveis aprofundaram essas transformações.
Jornalismo, cinema, rádio, TV e publicidade vivem um momento de transição, permeado por desafios e oportunidades.
Daqui há poucas décadas vamos olhar para trás e avaliar com mais distanciamento o que significou esse momento histórico de convivência entre as mídias tradicionais e as digitais.
A sociedade mudou e a comunicação precisa se adaptar, porque não vai existir um retrocesso.
Estamos vivendo tudo ao mesmo tempo agora.
O celular roubou o lugar da agenda, da câmera fotográfica e do telemarketing que pedia o táxi.
As pessoas assistem Netflix e TV aberta, leem jornal no papel e no celular.
As coisas não morreram, elas estão num momento de convivência e transição.
É um momento muito desafiador e de incertezas, mas talvez em 2030 não tenhamos mais tantas dúvidas”
A qualidade será o diferencial independentemente da plataforma.
A possibilidade de ter um smartphone nas mãos com vários aplicativos de filtros transforma todo mundo em fotógrafo.
Vivemos na base do EU FOTOGRAFO, LOGO EXISTO.
A internet também permite a autopublicação e o compartilhamento.
O cidadão comum é ao mesmo tempo produtor, editor e distribuidor.
“Mais uma vez a qualidade, a ética e a credibilidade farão a diferença.”
SOBRE VÍDEO…
O audiovisual vive um momento menos apocalíptico diante das mídias digitais.
Para os produtores independentes é interessante distribuir os filmes na web, porque um filme é uma garrafa jogada ao mar e a internet é um oceano.
O interesse é que o filme seja exibido e a rede permite isso, democratiza o acesso.
A que custo e de que maneira o mercado reage a isso é um assunto a se discutir, mas é uma situação que veio pra ficar.
Em comunicação, o audiovisual tem despontado como mercado em expansão.
SOBRE PUBLICIDADE…
Na publicidade, o lema é aproximar marca e consumidor independente da plataforma de comunicação que ele usa.
Na era das telas, as mídias tradicionais deixaram há muito de ser os únicos canais de propaganda.
O Brasil já tem 273,7 milhões de celulares em operação, sendo 154 milhões smartphones.
Tablets e computadores somam outros 152 milhões.
A mudança obrigou as agências a entender a mídia na plataforma digital.
Surgem Empresas especializadas em inovação para trabalhar não só a comunicação das marcas, mas também oferecer o serviço de gestão dos negócios digitais dos clientes (criação de aplicativos e outras soluções).
O uso das novas mídias e tecnologias é inevitável, não tem mais volta.
A grande oportunidade é entender quais são as tecnologias disponíveis ao público alvo para aproximar as marcas das pessoas.
O desafio é compreender de que forma será possível integrar planejamento e criação a essas novas ferramentas disponíveis.
Inteligência digital deverá fazer parte da cultura organizacional de toda empresa!
A internet completou 20 anos em 2015.
Estamos falando de uma geração que já nasceu com a existência da rede.
São pessoas que usam o meio digital para comprar uma passagem de avião, fazer check in, pedir um táxi.
Por isso a necessidade de amadurecimento do negócio digital.