151118ZZZ0727

Dados móveis é marcado por um crescimento relevante tanto da base como da quantidade.

Na América Latina, o tráfego de dados mensal por smartphone deve passar de 1,2 GB no final de 2015 para 6 GB no final de 2021, um crescimento de oito vezes.

Segundo a empresa, o aumento se deve à expansão da base de dispositivos inteligentes, que responderão por 90% do tráfego.

O tráfego móvel de vídeos aumentará sozinho cinco vezes na região.

Apenas entre 2012 e 2016, o consumo desse tipo de conteúdo entre os latino-americanos em smartphones subiu 130%.

Chama atenção que 60% de todos adolescentes gastam mais de três horas por dia vendo vídeos em dispositivos móveis.

Em locais com atuação do Netflix, o serviço de vídeo sob demanda (VOD) representa um tráfego de 10% a 20% das redes.

O YouTube representa 20%.

Como consequência, o tráfego móvel total aumentará quatro vezes e passará de 0,5 a 3,5 exabytes (EBs) na América Latina nos próximos seis anos.

As assinaturas móveis chegarão a 740 milhões até o fim do ano e 850 milhões até 2021.

O consumo de dados em 2015 cresceu 14% trimestre a trimestre e 65% na comparação entre o treceiro trimestre de 2015 e 2014.

Os aplicativos mais acessados via smartphones no Brasil são: WhatsApp, Chrome, YouTube, Facebook e Gmail. Entre os apps nacionais, os líderes são os apps de bancos.

Smartphones

O levantamento da Ericsson afirma que 75% das vendas de celulares na região já são smartphones, ante 65% em 2014; e que 36% dos consumidores confirmaram o intuito de comprar um telefone celular inteligente no próximo ano.

Esses handsets representarão 370 milhões de acessos até o final de 2015 e 640 milhões em 2021.

No mundo, os smartphones devem chegar a 4 bilhões em 2016.

Outro dado aponta que já em 2016 a adoção de smartphones deve ultrapassar os feature phones no mundo.

Os mercados na Ásia Pacífico, Oriente Médio e África serão os principais responsáveis pela mudança.

Um dado pouco comum da análise da Ericsson mostra a fidelidade e adoção do Android e iOS por seus usuários.

Com 80% do mercado dominado pelo sistema operacional móvel do Google ante 17% da Apple, 80% deles são fieis às suas respectivas plataformas na hora da troca, preferindo permanecer no Android ou iOS.

O recente lançamento do iPhone 6S (na última semana no Brasil) reflete o crescimento da marca no mercado mundial: duas semanas após o lançamento de um iPhone nas lojas, a taxa de fidelidade cai entre os usuários de Android, de 82% para 76%. Consequentemente, ela sobe entre os donos de iPhones, de 73% para 93%.

Publicado por Henrique Medeiros em 17/11/2015

Phone
Email
Skype
Telegram
Messenger
WhatsApp
SAC
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram
Skype
SAC
Pular para a barra de ferramentas